Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
Um novo estudo publicado pelo Instituto de Clima e Sociedade (iCS) e pelo Centre for Economic Transition Expertise (CETEx) da London School of Economics and Political Science revela o potencial do Brasil para se tornar um dos principais destinos globais de investimentos na transição energética, com oportunidades que podem alcançar entre US$ 600 bilhões e US$ 800 bilhões anuais.
O momento é de conflitos globais, crescentes tensões geopolíticas e fragmentação de mercado. Nesse sentido buscase remodelar as cadeias de suprimentos e o mundo mira reduzir vulnerabilidades e garantir acesso à energia segura. Bem como alimentação acessível e rotas de comércio resilientes. Portanto, é neste cenário, diz o estudo, que o Brasil surge como parceiro estratégico para a estabilização da economia global, comprometido com a agenda climática.
O relatório “Brazil’s Investment-led Growth in the Ecological Transition” mostra que o país possui uma combinação de ativos estratégicos: energia renovável abundante, reservas significativas de minerais essenciais, a maior capacidade agrícola do mundo e biodiversidade excepcional.
Segundo o estudo, o Brasil está bem posicionado para atrair investimentos em setores de alto consumo energético que passam por transformação. Isso como combustíveis limpos, indústria de baixo carbono, minerais essenciais e agricultura sustentável.
Mas mostra que as mudanças climáticas, a transformação tecnológica e a fragmentação geopolítica estão remodelando os padrões globais de investimento. Contudo, o estudo aponta que a questão é se o Brasil conseguirá converter suas vantagens estruturais em investimentos sustentáveis, crescimento da produtividade e desenvolvimento econômico.
Apesar do cenário promissor, o relatório enfatiza que o sucesso está longe de ser garantido. Para concretizar essas oportunidades, será necessário resolver gargalos críticos de infraestrutura e reduzir riscos de investimento. Além disso, fortalecer a capacidade de implementação de projetos, melhorar a segurança jurídica e dar continuidade aos esforços para combater o desmatamento ilegal.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental