Trabalhadores da Eletrobras cruzam os braços esta semana

Em: 16/07/2012 às 08:28h por Valor Econômico

A greve marcada pelos trabalhadores da estatal de energia Eletrobras deve começar oficialmente à meia-noite deste domingo, informou Emanuel Mendes, diretor da Associação dos Empregados da companhia (AEEL).

A efetivação do movimento, no entanto, deverá acontecer conforme o horário de trabalho em cada unidade nesta segunda-feira. Mendes prevê que os "comitês de convencimento", popularmente conhecidos como piquetes, já estarão nas entradas das unidades operacionais (usinas de Angra 1 e 2) a partir das 5h e na sede, no Rio, a partir das 7h.

Segundo o sindicalista, como estão negociando com a empresa os nomes dos empregados que farão parte do contingente mínimo de 30% e como não há intenção de afetar o abastecimento de energia elétrica, não há expectativa de confusão nas trocas de turnos.

Os trabalhadores da Eletrobras decidiram entrar em greve, segundo a associação, porque a estatal interrompeu as negociações sobre o reajuste salarial deste ano com os sindicalistas. Todavia, o comando de greve garante que não haverá apagão.

A Eletrobras propôs reajuste de 5,1%, enquanto os trabalhadores pedem 10,47%. A estatal tem hoje 27 mil funcionários.