Rio das Ostras, RJ, recebe projeto itinerante sobre petróleo e energia

Em: 25/03/2015 às 16:35h por

A estrutura do projeto “Territórios do Petróleo” foi montada em Rio das Ostras, no interior do Rio, nesta quarta-feira (25). E até o próximo dia 1º de abril o local interessados poderão conhecer um pouco mais sobre o mundo da exploração e produção de petróleo e de energia. A estrutura está em frente à Câmara Municipal, na Rodovia Amaral Peixoto. A entrada é franca todos os dias. A abertura oficial será às 19h30, com a exibição da mostra de cinema.
Quem passar pela caravana terá acesso a painéis retratando diferentes formas de uso da energia ao longo da história, totens com conteúdos interativos relacionados aos temas desenvolvidos pelo projeto e jogo educativo com conceitos associados à temática em questão. Nesse jogo, o tabuleiro ocupa o espaço equivalente a um cômodo inteiro, e as peças são os próprios jogadores. A programação conta ainda com mostra de cinema, mesa redonda e oficina para discutir problemas do município e visões de um futuro melhor.

Rio das Ostras é o sexto município a ser visitado pelo projeto. Antes, a caravana esteve em Quissamã, Carapebus, Farol de São Tomé, litoral de Campos dos Goytacazes, Atafona, litoral de São João da Barra e Macaé. Depois da caravana começa o chamado “Ciclo de Formação”, que promove oficinas oferecidas aos grupos de cidadãos provenientes dos grupos de participantes mobilizados durante sua passagem.

As oficinas de formação envolvem temas como impactos socioambientais, políticas públicas, licenciamento, educação ambiental, royalties, controle social e linguagens jornalística e audiovisual. Ao final, os participantes da ação educativa formarão o “Núcleo de Vigília”. Cada município atendido terá um núcleo dedicado a pesquisar sua realidade, entender o impacto da indústria do petróleo e ainda compilar e difundir informações que permitam um avanço na participação e gestão do controle social municipal sobre a aplicação das receitas do petróleo.

Depois de Rio das Ostras, a caravana do projeto “Territórios do Petróleo” vai passar por Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios e Campos. (G1)