ANEEL aprova edital A-5 com preço teto competitivo para PCHs

Em: 31/03/2015 às 15:29h por

Na tarde desta segunda-feira dia 30, a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou o edital 03/2015 com as regras para contratação de energia A-5, proveniente de novos empreendimentos de geração de fonte hidrelétrica (UGHs e PCHs) e termelétricas (biomassa, gás natural, carvão). A grande novidade deste edital foi a definição do preço-teto competitivo para os projetos de PCHs, no valor de R$ 210,00 MW/h para o leilão que acontecerá dia 30 de abril. Segundo o relator do processo do edital na agência, o diretor André Pepitone da Nóbrega, o governo reconheceu que o valor da energia de pequenas centrais hidrelétricas estava muito defasado e que era preciso reinserir a fonte na matriz com um preço competitivo.

Para a audiência pública que analisou o edital, a ANEEL recebeu 79 contribuições. Além disso  vem discutindo o assunto junto ao Ministério de Minas e Energia, a Empresa de Pesquisa Energética e as organizações da sociedade civil, desde o Fórum das PCHs, realizado pela agência em abril do ano passado, sob a coordenação do diretor Reive Barros dos Santos. Outro diretor da ANEEL, José Jurhosa Júnior, também elogiou a postura das entidades representativas do setor por sua proatividade e importantes contribuições na reformulação dos cálculos.