Interligação ao Sistema Nacional promete energia de melhor qualidade

Em: 31/03/2015 às 15:29h por

A subestação Macapá II, localizada na zona norte de Macapá, foi a segunda do Amapá a ser inserida no Sistema Interligado Nacional (SIN), principal referência em potência e distribuição elétrica no Brasil. A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) finalizou a segunda etapa do processo no último domingo (29).

A interligação vai permitir uma energia estabilizada, colocando fim nas frequentes interrupções do fornecimento que vinham ocorrendo nos últimos quatro anos. Outro benefício é a possibilidade de venda do excedente de energia para outras unidades da federação. O Estado amapaense ganhará tributos em cima das negociações, além de garantir uma energia estável e de confiança às indústrias que queiram se instalar no Amapá.

Para realizar o serviço, foi preciso desligar a energia da zona norte, região que é atendida pela subestação. Os preparativos iniciaram-se às 6 horas, porém só foi possível interligar os sistemas à noite. O atraso ocorreu devido à chuva que atrapalhou o início dos trabalhos e a tentativa de furto dos cabos de fibra óptica, utilizados na rede, que acabaram danificados.

“Das 24 fibras, 17 foram danificadas. Tivemos que cortar o cabo, colocar um novo e fundir essas fibras. Cada emenda demora duas horas para ser feita, então aumentou em mais de quatro horas o tempo de serviço”, explicou o diretor de planejamento e expansão da CEA, José Eliaz.

Outro problema foi o defeito em uma placa eletrônica da subestação, que queimou no momento de energização. Segundo o diretor, a interligação é um processo com muitas etapas, por isto é demorado. “Às 19h estava tudo pronto, mas precisávamos fazer os testes e passar pelos processos da Isolux em Brasília, NOS [Operador Nacional do Sistema], Eletronorte e por último da CEA, que são as empresas responsáveis pelo processo. Essa medida é necessária para a proteção do sistema de energia”, disse.

Por volta de 23h o sistema de energia da subestação foi conectado ao SIN, via rede de fibra óptica, beneficiando cerca de 155 mil pessoas. Com a medida, a população da zona norte passa a receber energia com mais qualidade, assim como vem ocorrendo com a zona sul, após a subestação Santa Rita ser integrada ao sistema. “Os resultados do primeiro interligamento foram excelentes. A diferença na qualidade da energia, após a interligação, é grande e o consumidor vai sentir essa melhoria. A energia que estamos gerando aqui atende à demanda do Amapá e a ainda nos permite vender para o restante do país”, afirmou o presidente da CEA, Ângelo Carmo.

Cerca de 500 homens trabalharam no processo em um grupo composto pela CEA, Eletrobrás, Eletronorte e Operador Nacional do Sistema (ONS) – arranjo que gerencia o SIN – sob a coordenação do Ministério das Minas e Energia (MME). A próxima subestação a ser interligada será a Laranjal do Jari. A expectativa é de que até o dia 19 de abril, todo o Estado esteja interligado.

Processo
O Amapá é o penúltimo Estado a integrar o sistema nacional. O projeto para plugar a rede de energia do Estado ao Linhão de Tucuruí, por onde é feita a conexão com o SIN, requereu um conjunto de quatro linhas de subtransmissão para reduzir a tensão da energia recebida do Linhão para 69 KV – voltagem ideal para que uma subestação possa distribuir energia elétrica (a 13,8 KV) aos consumidores residenciais. No dia 1º de março, a subestação Santa Rita foi interligada, fazendo com que o Amapá deixasse de ser um sistema isolado.

Atualmente, o sistema amapaense ainda é 70% dependente da queima de óleo diesel, processo termoelétrico cuja geração é de alto custo. Os outros 30% que completam o fornecimento são produzidos pela Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes. Com a geração das novas UHEs de Ferreira Gomes e Santo Antônio (Laranjal do Jari) o Amapá terá excedente de energia para exportar. (Jornal do Dia)