Consumo de energia no Brasil em fevereiro cai 2,2%, diz EPE

Em: 31/03/2015 às 15:30h por

O consumo de energia no Brasil em fevereiro foi 2,2% menor que o registrado no mesmo mês de 2014, informou nesta terça-feira (31) a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A queda no uso de eletricidade foi verificada em todos os seguimentos – residencial, comércio e serviços e industrial.

De acordo com a EPE, foi a primeira vez desde abril de 2008 que residências (-0,9%) e comércio (- 1%), classificados como baixa tensão, reduziram o consumo de energia. A empresa aponta, porém, que esse resultado ainda não está associado ao impacto nas contas de luz do aumento do custo de produção de eletricidade no Brasil.

“As razões que levaram a este resultado, concentrado nas regiões Sudeste e Sul, não autorizam ainda associá-lo ao recente aumento das tarifas, embora já vigorasse o sistema de bandeiras tarifárias. Apenas nos próximos meses o consumo de energia deverá refletir as novas tarifas extraordinariamente revisadas e, em alguns casos, acrescidas ainda do aumento ordinário, referente ao aniversário do contrato de concessão”, diz a EPE.

Menor número de dias úteis
Segundo a instituição, a queda no consumo de energia está ligada a um menor uso de aparelhos de ar condicionado, já que em fevereiro de 2015 as temperaturas foram mais amenas que no mesmo mês de 2014. Além disso, o carnaval em 2015 ocorreu em fevereiro, levando a um menor número de dias úteis no mês, enquanto no ano passado ele foi realizado em março.

Ainda de acordo com a EPE, a indústria brasileira reduziu em 4,6% o consumo de energia em fevereiro, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. O resultado, aponta a empresa, também sofreu influência do menor número de dias úteis devido ao carnaval.

“O setor metalúrgico, que mais consome energia elétrica, também foi o que apresentou a maior retração (-17%). Os estados mais afetados nesse setor foram São Paulo (-15%), Minas Gerais (-24%), Pará (-6%) e Maranhão (-50%)”, diz o relatório.

Consumo em 2015 deve ser 0,5% menor
A Empresa de Pesquisa Energética também reviu para baixo a previsão de consumo de energia para 2015, de um aumento de 3% para um recuo de 0,5%.

Segundo a EPE, a nova estimativa leva em consideração a redução na expectativa de crescimento da economia brasileira, “refletindo cortes nos gastos públicos, inclusive investimentos, em linha com o ajuste fiscal” promovido pelo governo da presidente Dilma Rousseff.

Outros fatores que contribuíram para a revisão são a elevação da taxa de juros, reprogramação de projetos e investimentos pela Petrobras, além dos aumentos nas tarifas de energia e a campanha do governo para reduzir o uso de eletricidade no país. (G1)