Empresários do setor industrial de MT se reúnem com o secretário de Infraestrutura

Empresários do setor industrial de MT se reúnem com o secretário de In

Em: 01/04/2015 às 15:54h por

Empresários do setor industrial de Mato Grosso se reuniram com o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Marcelo Duarte, nesta terça-feira (31/03), para discutir sobre a retomada das obras no Estado. Esta é a terceira reunião realizada este ano, com o objetivo de fazer com que o governo se posicione em relação ao programa MT Integrado, que visa interligar os municípios mato-grossenses com pelo menos uma via de acesso pavimentada.
Durante o encontro, realizado na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Marcelo Duarte disse que a partir de maio o governo começa a pagar os passivos das empresas. Além disso, licitações que haviam sido canceladas serão licitadas novamente, como as obras na BR-174 e o anel viário de Cuiabá. “A nossa malha viária está abaixo da média nacional e o crescimento do Estado está limitado à infraestrutura. Podemos crescer muito mais se o investimento nessa área for maior, por isso estamos concentrando todos os nossos esforços para conseguir mais recursos”.
Ainda segundo o secretário, será criado um conselho do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) pois, para ele, o Fethab precisa de mudanças, já que o recurso é destinado para outros setores. Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sincop) e presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da Fiemt, José Alexandre Schutze, estas reuniões mostram que o governo do Estado quer agir com transparência. “As construtoras estão conseguindo ter um diálogo franco e direto com a Sinfra, e isto é muito bom, pois cobramos e também somos cobrados, por exemplo, quanto à qualidade das obras e licenciamentos ambientais”.
Na reunião, o representante do Banco do Brasil, Marcus Paulo Neves Brito, falou sobre a importância das construtoras regularizarem pendências, como as licenças ambientais, que podem dificultar os pagamentos. Por isso, a engenheira florestal da Sinfra, Natália Salvaguardo, convocou as empresas que possuem algum tipo de problema na área, para se regularizarem. “No MT Integrado, o problema de uma empresa inviabiliza todo o projeto. Somos em 26 empresas, por isso, temos que unir e fazer tudo de maneira correta, para prestar um bom serviço e receber pelo que foi feito”, afirmou o presidente do Sincop.
Participaram também da reunião o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, e o vice-presidente da instituição, Edgar Teodoro Borges, além dos empresários envolvidos no MT Integrado. Uma nova reunião entre os empresários e a Sinfra será realizada em meados de abril.