Valor teto do leilão A-5 é repercutido na imprensa nacional

Em: 01/04/2015 às 15:56h por

O aumento do preço teto aprovado pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que definiu em R$ 210,00 MW/h o valor para os projetos de Pequena Centrais Hidrelétricas (PCHs) foi repercutido na imprensa nacional. O impacto do tema e sua visibilidade dão destaque a vitória da mobilização da ABRAPCH junto ao Ministério de Minas e Energia (MME).
Em reportagem feita pelo site G1, o relator do edital da ANEEL, André Pepitone, concedeu entrevista e destacou a elevação do preço teto para as PCHs com relação as licitações anteriores.
O Jornal da Manhã destacou que a elevação da TJLP e a redução da participação do BNDES nos financiamentos foram levadas em consideração para a definição desse novo valor.
O site do Jornal da Cidade comentou sobre o preço diferenciado para os empreendimentos hidrelétricos de maior porte.
Em nota, o jornal Gazeta do Povo abordou a preocupação do governo e da ANEEL em conseguir interessados nas usinas hidrelétricas de Itacoacara (RJ), Telêmaco Borba (PR), apertados (PR) e Ercilândia (PR).
O site R7 tratou da exigência da licença ambiental prévia para participação do leilão, e advertiu que das usinas de maior porte três ainda não a possuem.
No site do Canal Energia foi mencionada as diretrizes definidas pelo MME, que estabelecem mínimos de vendas de energia para o mercado.
Em seu facebook, o Deputado Federal Pedro Uczai falou sobre o tema e mencionou a Frente Parlamentar das PCHs e Microgeração que esta sendo articulada no Congresso Nacional.