Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Na Índia, apagão deixa 370 milhões sem energia elétrica

Em: 30/07/2012 às 09:51h por Valor Econômico

A distribuição de energia elétrica sofreu uma pane nesta segunda-feira na Índia, paralisando centenas de trens e forçando hospitais e aeroportos a usar geradores. No total, 370 milhões de pessoas ficaram sem energia, em meio ao calor do verão indiano.Multidão espera metrô hoje em Nova Déli, após país sofrer apagão

O blecaute foi um dos piores na última década no país e ilustra a incapacidade da Índia de garantir sua crescente necessidade de energia, no momento em que luta para se consolidar como potência econômica regional.

O problema começou por volta das 2h30 (hora local), pois o sistema que atende ao norte do país não conseguiu atender à demanda no verão escaldante, disseram funcionários no Estado de Uttar Pradesh. O ministro da Energia, Sushil Kumar Shinde, porém, disse que não tinha certeza sobre a causa do problema e formou um comitê para investigar o caso.

O sistema que apresentou o problema fornece energia para a região do Punjab, para a Caxemira, a capital Nova Déli e também para o Estado mais populoso do país, o empobrecido Uttar Pradesh.

No fim da manhã, 60% da energia havia sido restaurada em oito Estados do norte . O restante do problema deve ser contornado até a tarde, segundo o ministro. Energia estava sendo enviada do leste e oeste indiano e também era enviada aquela produzida em hidrelétricas do vizinho Butão.

Os moradores de Nova Déli acordaram, quando seus ventiladores e ares-condicionados pararam de funcionar. As temperaturas na cidade estavam então na casa dos 35º Celsius, com 89% de umidade do ar. O metrô de Nova Déli, que atende a 1,8 milhão de pessoas diariamente, parou durante horas pela manhã. Alguns trens ficaram parados na região, por falhas elétricas. Outros tiveram atrasos de horas, enquanto recebiam diesel para funcionar.