Aneel decide amanhã sobre a terceira alta de energia deste ano

Em: 06/04/2015 às 15:18h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decide amanhã o terceiro reajuste da tarifa de energia elétrica deste ano dos mais de 900 mil consumidores atendidos pela Energisa/MS. O porcentual deve ficar entre 8% e 10%, que juntos aos 27,9% de aumento extraordinário na tarifa de energia do mês passado mais a bandeira tarifária de R$ 5,50 a cada 100 quilowatts/hora o aumento deve ficar próximo dos 50% de janeiro pra cá.
Este aumento que vai ser decidido amanhã e começa valer na quarta-feira poderia ser ainda maior, mas foi amenizado por meio de um subterfúgio contábil para postergar a diferença que será paga depois. Serão seis pontos porcentuais ao ano, nos próximos quatro anos e meio, por causa  do socorro ao setor elétrico, que custará aos consumidores de todo o País R$ 37,417 bilhões, conforme decisão da semana passada da Agência.
O valor refere-se aos empréstimos bancários feitos pelo governo federal para socorrer as distribuidoras e evitar alta nas contas de luz no ano passado. Essas despesas foram geradas pela disparada no preço do insumo em razão de falta de chuvas e consequente queda no volume das principais hidrelétricas do País. (Correio do Estado)