Uso de soluções para plataforma android traz ganhos operacionais para concessionárias

Uso de soluções para plataforma android traz ganhos operacionais para

Em: 07/04/2015 às 15:18h por

Com o conceito plenamente difundido dentre os usuários da telefonia móvel, o uso dos aplicativos para smartphones também começam a avançar no setor elétrico. Empresas tem modernizado soluções já usadas para que sejam capazes de operarem em um aparelho celular. A robustez da nova safra dos equipamentos fez com que a Sonda IT lançasse a versão para android do MS Diamond, solução destinada a leitura, faturamento e entrega das contas de energia de forma online. O MS Diamond já funcionava com o sistema operacional Windows. De acordo com Rivaldo Ferreira, diretor executivo da Sonda Utilities, divisão de soluções para os setores de energia, saneamento e gás da Sonda IT, a vinda para a plataforma android deixou a solução mais intuitiva, trazendo mais facilidades para o leiturista.

“Refizemos toda a interface do produto para o usuário, que facilitou na usabilidade dele para os leituristas em campo. Ele consegue ser mais fácil de usar que o da versão windows”, explica. Segundo Ferreira, o uso da plataforma android também trouxe um ganho de produtividade para a concessionária. Antes o processo durava cerca de 13 segundos e agora dura em torno de três. “Traz um ganho para a concessionária, que consegue fazer mais serviços”, afirma. A versão android ainda está em fase de implementação, foi lançada no fim do ano e comercialmente em janeiro.

Ele conta que a migração da solução para a plataforma android veio da soma de fatores como a vontade da empresa em evoluir as suas plataformas tecnológicas aliadas a possibilidade que os equipamentos já poderiam permitir. Segundo o executivo, vários clientes que usavam o MS Diamond em Windows estão em negociação avançada para a troca.

Mas o uso de aplicações em plataforma android não fica apenas na distribuição de energia. A geração e a transmissão também estão se valendo do EqM Móvel, versão mobile da suíte de soluções EquipMaint. Ela atua na operação e manutenção de ativos, fazendo o registro e o monitoramento de atividades relacionadas com o inventário. Para Ismar Kaufman, diretor-geral da In Forma Software, o uso da solução móvel, que pode ser usada tanto offline quanto online, a versão é uma maneira de levar o EquipMaint para campo. “Entendemos que não estávamos fazendo uma versão mobile para qualquer coisa e sim para o setor elétrico”, avisa.

O diretor da In Forma frisa que a gestão dos ativos ganha com a solução móvel, uma vez que no caso da transmissão, em que as distâncias são grandes, uma equipe de inspeção pode levar até uma semana até a volta à base. “Se descobre um defeito relevante e a informação chega tarde demais, esse defeito vira uma falha com consequências”, avisa. Segundo ele, o EqM Móvel também vem na esteira do anseio do setor tem em melhorar a gestão dos seus ativos de modo a acertar nas tomadas de decisão e nas políticas estratégicas e de execução.

O EqM Móvel trouxe melhores resultados para a gestão, uma vez que é possível acompanhar as demandas das equipes antes que elas retornassem de inspeções. Kaufman também conta que a solução tem encontrado grande receptividade no setor, já que há uma identificação imediata entre a otimização que ela possibilita e o que as metas regulatórias pedem. “O que estamos fazendo é completar a nossa oferta com informação de natureza gerencial e estratégica”, conclui. (Canal Energia)