Leilão de São Luiz do Tapajós deve sair até dezembro, afirma Braga

Em: 15/04/2015 às 16:34h por

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse aos deputados da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados que a expectativa é de que entre novembro e dezembro seja possível leiloar a concessão da hidrelétrica São Luiz dos Tapajós (AM-8.040 MW). Braga acrescentou que o governo tem trabalhado com os índios Mundurukus para solucionar o impasse que envolve a construção da usina.
Os estudos do empreendimento previsto para o rio Tapajós tiveram várias falhas apontadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, responsável pelo licenciamento. O projeto da usina chegou a ser considerado inviável pela Fundação Nacional do Índio, porque devem alagar terras indígenas na região.
Ao comentar as dificuldades do licenciamento, Braga repetiu que a União precisa estabelecer um via rápida para resolver os problemas, o que poderia ser feito com a aprovação de emenda constitucional que permita a centralização do processo pela União. O atraso médio nas obras de linhas de transmissão é de 20 meses; o das subestações de dez meses e o da geração de 16 meses.