Usina Hidrelétrica Jirau atinge energia assegurada total

Em: 31/07/2015 às 15:12h por

img

Em 31 de julho, a hidrelétrica Jirau alcançou 2.475 MW de capacidade instalada após a entrada em operação comercial da 33a turbina ter sido oficialmente aprovada pela Agência Reguladora de Energia Elétrica (ANEEL). Com este marco importante, Jirau obtém energia assegurada[1] total de 2.185 MW médios e, assim, atende às suas obrigações contratuais junto às empresas distribuidoras estabelecidas através de leilões de energia.

As turbinas de Jirau têm operado com sucesso, apresentando um desempenho geral positivo, demonstrando bons níveis de disponibilidade e flexibilidade operacional.

Localizada no Rio Madeira, no Estado de Rondônia, a usina terá uma capacidade instalada total de 3.750 MW, tornando-se assim a quarta maior hidrelétrica do Brasil.

A usina reduzirá a necessidade de geração térmica no país, o que efetivamente reduzirá as emissões nacionais de gases do efeito estufa em seis milhões de toneladas por ano. Jirau produzirá energia limpa e renovável suficiente para atender à demanda de 10 milhões de residências brasileiras.

O comissionamento total de todas as 50 unidades geradoras da usina está previsto para 2016.

Sobre a ENGIE

A ENGIE desenvolve suas atividades (eletricidade, gás natural e serviços) em torno de um modelo baseado em crescimento responsável para lidar com os grandes desafios energéticos e ambientais atuais: atender à demanda de energia, garantir a segurança do suprimento, combater as mudanças climáticas e otimizar a utilização dos recursos naturais.

O Grupo fornece soluções altamente eficientes e inovadoras para pessoas, cidades e empresas através de fontes diversificadas de fornecimento de gás, produção de eletricidade flexível e com baixa emissão de CO2 e conhecimento técnico em quatro setores-chave: produção independente de eletricidade, gás natural liquefeito, energia renovável e serviços de eficiência energética.

A Energia Assegurada de uma usina é sua Capacidade Comercial, (i.e. a quantidade máxima possível a ser vendida através de contratos bilaterais). Energia Assegurada é a capacidade do sistema de suprir a demanda assumindo um nível de risco aceitável. A usina hidrelétrica de Jirau está contratada sob contratos de aquisição de energia de 30 anos (PPAs) com um pool de empresas distribuidoras, com a Capacidade Comercial restante contratada para os acionistas ENGIE, Chesf e Eletrosul.

A ENGIE possui 152.900 funcionários em todo o mundo e obteve receitas de € 74,7 bilhões em 2014. Cotado nas bolsas de Bruxelas, Luxemburgo e Paris, o Grupo está representado nos principais índices internacionais: CAC 40, BEL 20, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe, ASPI Eurozone, Vigeo World 120, Vigeo Europe 120 e Vigeo France 20.

Sobre a ENGIE Brasil
Através da Tractebel Energia, a ENGIE Brasil é a maior produtora privada de energia elétrica no país, operando uma capacidade instalada de 7.027 MW em 27 usinas em todo o Brasil, o que representa cerca de 7% da capacidade do país. O Grupo possui 85% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa, posição que tem sido reforçada pela construção de novas eólicas no nordeste do país.

Atualmente, a Engie Brasil está construindo uma das maiores hidrelétricas do Brasil, a hidrelétrica Jirau (3.750 MW), no rio Madeira, em Rondônia.

O Grupo também está presente no país em serviços relacionados à energia através de suas subsidiárias LEME Engenharia, Cofely do Brasil, Ineo do Brasil e Cofely Axima. A empresa vem também fornecendo GNL ao mercado brasileiro desde 2012. (Segs)