ONS prevê queda de 3,5% no consumo de energia

Em: 27/11/2015 às 13:20h por

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê redução do consumo de energia em 2015 de 3,5%, em comparação com o ano anterior, de acordo com fonte a par do assunto. A projeção foi apresentada ontem em reunião do órgão com empresas do setor, na sede do operador, no Rio. No encontro, técnicos do ONS também apresentaram as estimativas de volumes de chuvas para dezembro. Com relação ao subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, o órgão espera um volume de chuvas 13% superior à média histórica para o último mês do ano.
Para o Nordeste, onde a seca é crítica, o ONS projeta um volume de chuvas de apenas 47% da média histórica para dezembro. Para o Norte, a previsão também é de pouca chuva, ficando em 40% do histórico para o mês. Já para o Sul, o ONS e prevê um volume de chuvas 64% superior ao histórico para dezembro.
Na região Sul, o ONS prevê a chegada de uma frente fria a partir do dia 28 de novembro. Há possibilidade de chover no início de dezembro na região Sudeste e no rio São Francisco, no Nordeste. De acordo com estimativas apresentadas por técnicos do operador, está prevista a ocorrência de chuvas na localidade do reservatório da hidrelétrica de Sobradinho, da Chesf, no rio São Francisco, em sete dias.
Hoje, o operador divulgará as projeções oficiais para o fim de dezembro. Também hoje a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definirá e divulgará a cor das bandeiras tarifárias para dezembro. Fontes de empresas que participaram do primeiro dia de reunião ouvidas pelo Valor acreditam que, diante do cenário traçado pelo operador, a Aneel deverá manter as bandeiras na cor "vermelha" em dezembro. Para janeiro de 2016, a expectativa é de mudança para a cor "amarela", o que significa um alívio nas contas de luz. (Valor)