Eletrobras vai tentar vender distribuidoras ainda em 2016

Em: 30/11/2015 às 13:36h por

Afogada em dívidas, a Eletrobras quer vender o seu controle sobre subsidiárias de distribuição de energia elétrica até o final de 2016, afirmou a companhia em comunicado. A empresa vai reunir seu conselho no dia 28 de dezembro para deliberar sobre as vendas.
A estatal pretende se desfazer das ações que possui na Celg Distribuição e nas regionais Companhia Energética do Piauí (Cepisa), Companhia Energética do Alagoas (Ceal), Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), Boa Vista Energia e Amazonas Distribuidora de Energia. A Eletrobras informou ainda que o governo federal também deverá viabilizar, até o final de 2016, um aumento de capital nas suas subsidiárias de distribuição para viabilizar o atendimento às metas de qualidade exigidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que as empresas possam renovar os contratos de concessão, vencidos neste ano.
O aumento de capital, que seria exercido pela União mediante cessão do direito de preferência pela Eletrobras, será também apreciado na assembleia no final de dezembro. A estatal estima que suas distribuidoras que atendem aos estados do Piauí, Alagoas, Acre, Rondônia, Roraima e Amazonas precisarão de um aporte de R$ 3,3 bilhões para fazer frente aos investimentos necessários.
Na noite de quinta-feira, o conselho de administração da empresa já havia aprovado a assinatura de memorando de entendimentos para viabilizar o levantamento da falência da empresa de telecomunicações Eletronet, da qual detém participação. A subsidiária tem mais de 16 mil quilômetros de redes de telecomunicações no País. (DCI)