Dados apontam redução no consumo de energia em novembro

Em: 02/12/2015 às 12:24h por

img

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 17 de novembro apontam redução no consumo (-1,8%) e na geração (-1,1%) de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período de 2014. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.
A análise do desempenho da geração em novembro indica a entrega de 62.652 MW médios de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN). As usinas eólicas geraram 3.177 MW médios, um aumento de 88,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto as usinas hidráulicas tiveram elevação de 0,7%, produzindo 43.636 MW médios. A representatividade da fonte hidráulica, em relação a toda energia gerada no país, foi de 69,7%, índice 1,3 ponto percentual superior ao registrado no ano passado.
Em novembro, o consumo de energia somou 60.336 MW médios, ficando praticamente estável (-0,1%) no mercado cativo (ACR), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, e apresentando queda de 7,1% no Ambiente de Contratação Livre (ACL), no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores.
Dentre os segmentos industriais que adquirem energia no ACL, o setor de extração de minerais metálicos foi o único a registrar aumento (+7,1%) do consumo. Nos demais setores, os índices apontam retração, com os ramos de veículos (-17,8%), têxtil (-12,5%) e de saneamento (-12,2%) registrando as maiores quedas.
A análise dos dados de agentes autoprodutores, ou seja, empresas que investem em usinas próprias devido à grande demanda por eletricidade, aponta aumento de 5,1% na geração e queda de 10,8% no consumo em novembro. O setor químico mais que dobrou (+104,4%) o consumo, enquanto o de transporte (-23,6%) junto ao de metalurgia e produtos de metal (-20,3%) apresentaram as maiores quedas.
O InfoMercado Semanal também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) gerem, na terceira semana de novembro, o equivalente a 92,7% de suas garantias físicas, ou 42.516 MW médios em energia elétrica. (Ambiente Energia)