Curso sobre energia solar capacita para oportunidades do mercado fotovoltaico

Curso sobre energia solar capacita para oportunidades do mercado fotov

Em: 03/12/2015 às 14:14h por

O Curso Energia Solar Fotovoltaica - desenho, aplicações e oportunidades do mercado brasileiro, promovido pela área de treinamentos do Ambiente Energia, após passar pelas principais capitais do país, chega em sua 25a edição, mantendo a missão de capacitar profissionais interessados em conhecer a tecnologia, seus cálculos e as oportunidades de mercado, proporcionadas pela alta de preços na conta de energia elétrica.
Realizado nas principais capitais e considerado uma referência pelo mercado, o curso foi reconhecido por profissionais de empresas do setor elétrico (como a Eletrobras, Furnas, Chesf, AES Eletropaulo, CEMIG), instituições de ensino (como a USP, Unicamp, UFRJ, UFF, UFPR, UFMS, SENAI) e de outros setores (como o bancário, industrial e mineração).
A metodologia e a didática são diferenciais reconhecidos pelos participantes. Para Rafael Silva, Doutor em Engenharia Eletrônica e Computação na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMS), “a estruturação do curso é perfeita, pois é possível navegar desde informações iniciais, métodos de instalação, características de dimensionamento, até diretrizes normativas“.
A qualidade técnica também é ressaltada pelos alunos. Sobre este aspecto, Luis Pereira, diretor da empresa PPT Renováveis, afirma que “o nível técnico é muito bom, com excelente possibilidade de utilização do que foi estudado“.
Outra característica do curso é o conteúdo atualizado para atender às rápidas mudanças do mercado. Segundo Paulo Amorim, engenheiro da empresa Luz Engserv, “a realização do curso foi bem oportunda, principalmente pela conjuntura atual do nosso país – crise energética e financeira-, onde faltam profissionais capacitados para atuação na área de energia alternativa“.
O programa do curso é estruturado em cinco blocos e aborda temas como critérios de desenho de usinas sobre terrenos e coberturas; principais componentes e tecnologias no mercado; sistemas fotovoltaicos (variantes e aplicações); estimativas de produção energética; dimensionamento dos componentes; conexão de sistemas fotovoltaicos para “venda” da energia excedente, orientações sobre licenciamento, monitoramento remoto da produção de energia, além da parte normativa e regulatória, dicas de práticas, entre outros assuntos fundamentais para quem deseja atuar no mercado como consultor, representante de equipamentos, instalador e empreendedores que desejam criar ou expandir negócios.
As últimas turmas do ano acontecerão no Rio de Janeiro nos dias 09 e 10 de março e em São Paulo nos dias 30 e 31 de março. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.
Serviço:
Curso Energia Solar Fotovoltaica
desenho, aplicações e oportunidades do mercado brasileiro
.
Locais e datas: