CPFL vê briga de estrangeiro por ativos do setor

Em: 04/12/2015 às 11:41h por

A CPFL Energia vê um cenário aquecido para vendas de ativos de geração e distribuição de energia no Brasil nos próximos anos, o que envolverá privatizações e negócios feitos por empresas em dificuldade ou em busca de caixa para novos investimentos.
O processo deverá atrair investidores estrangeiros e ser mais intenso ainda no segmento de distribuição, no qual pode haver uma redução de até 50% no número de empresas que controlam concessionárias, disse o presidente da CPFL, Wilson Ferreira Jr, em evento com acionistas ontem.
Segundo ele, a CPFL pode aproveitar para ampliar sua fatia no mercado brasileiro de distribuição, hoje em 13%.
"Em um cenário ideal de consolidação, a gente dobraria de tamanho", disse Ferreira, estimando que isso poderia acontecer "ao longo dos próximos cinco anos", conforme a situação de concessionárias se deteriore, forçando vendas. "A crise está aí", observou.
Ferreira afirmou que, do lado da geração, empresas com problemas financeiros ou envolvidas na Operação Lava Jato devem inundar o mercado com ativos. "Tem vários agentes privados que se envolveram em usinas ao longo do tempo e estão em situação difícil ou querendo diversificar. Em geração não víamos até pouco tempo espaço para trabalhar [fusões e aquisições]... hoje vemos muito", disse.
Para ele, esse cenário de venda de ativos deverá atrair mais empresas estrangeiras que vê essas companhias como favorecidas por acesso a capital mais barato no exterior.
"Mas nenhum estrangeiros é um operador distinto pela eficiência como somos. Temos vantagens a aportar que eles não têm... acredito que a gente tenha como competir de uma forma bastante eficiente."
Ferreira destacou que principalmente o segmento de distribuição oferece oportunidades de ganho de escala para empresas já com uma forte estrutura local. (DCI)