Mercado de energia solar deve crescer 300% em 2016

Em: 12/01/2016 às 13:16h por

No dia 15 de dezembro, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, assinou a portaria que cria o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD) que, entre outras medidas, incentiva a conexão de sistemas de energia solar particulares à rede nacional de eletricidade. Não é por menos: segundo estimativas do governo, a tendência é que este mercado movimente R$ 100 bi até 2030. Para traçar o perfil do público interessado na tecnologia, o Portal Solar (www.portalsolar.com.br), maior hub de empresas e informações do setor, fez uma pesquisa com base em 9.000 consultas ao site nos últimos cinco meses.
São Paulo é líder entre os interessados, com 25,8% das cotações pedidas, seguido por Minas Gerais, com 13,5%, Rio de Janeiro, 10,4%, Paraná, 10%, Rio Grande do Sul, 4,3%, e Santa Catarina, 3,7%. “É importante notar que estes são os estados com as tarifas de energias mais altas”, comenta Carolina Reis, diretora do Portal Solar. Por outro lado, se forem considerados os sistemas já instalados, Minas Gerais é o primeiro, com quase o dobro de painéis do Rio de Janeiro, o segundo da lista – conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Outro dos benefícios do ProGD é a criação de novas linhas de créditos para os interessados em instalar placas fotovoltaicas – o equipamento que capta a energia solar. Com isso, a expectativa é que o modelo se espalhe ao redor no Brasil. No Norte e Nordeste, por exemplo, a despeito do alto potencial de aproveitamento, os sistemas ainda são pouco utilizados.
O levantamento também mostra que 75% dos orçamentos são feitos por aqueles que gastam mais de R$ 200 mensais com eletricidade – 65% dos sistemas mais vendidos são de potência média, entre 2kWp e 5kWp. Além disso, 3/4 dos interessados têm pressa na instalação e pretendem fazê-lo ainda em 2016. “Um dos dados mais interessantes é que 20% das cotações são feitas para casas ainda em construção. Ou seja, nada melhor do que gerar sua própria energia desde o começo”, avalia Carolina.
Mercado em expansão
Ao todo, o Portal Solar já recebeu mais de 30 mil pedidos de orçamento. Hoje as pessoas que instalam um sistema de energia solar em suas casas ou empresas podem, através da regulamentação da ANEEL, trocar créditos de energia com a distribuidora estadual, o que possibilita redução de até 95% na conta de luz. No futuro, o MME estabelecerá um sistema onde os proprietários poderão vender o excesso da produção para o sistema nacional.
Hoje, são 550 empresas especializadas na instalação de sistemas de captação de energia solar por meio de placas fotovoltaicas no Brasil, com a entrada prevista de 500 novos players no setor em 2016, segundo o Portal Solar. No total, a capacidade instalada em 2015 é de 30 MW, número que deve crescer para 8.000 MW até 2024. “É um mercado em franca expansão, com potencial aproveitado de 0,01% no país”, conta a diretora. (Setor Energético)