Brasil e Reino Unido discutem setor energético em Brasília

Em: 28/03/2016 às 12:11h por

O secretário-executivo de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barata, recebeu nesta segunda-feira (21/03), a ministra-adjunta do Departamento de Energia e Mudança Climática, Andrea Leadsom, para abertura da 5º reunião do Diálogo de Alto Nível Brasil-Reino Unido. A reunião deu continuidade ao Memorando de Entendimento entre o Brasil e o Reino Unido na área de energia, assinado em 2006.
Na reunião, o secretário-executivo Luiz Eduardo Barata reafirmou o interesse brasileiro em trocar experiências principalmente sobre armazenamento de energia intermitente – como a solar e a eólica.
De acordo com Barata, a tecnologia é essencial, principalmente para garantir qualidade no fornecimento de energia elétrica aos sistemas isolados. Barata informou que o potencial dos ventos no Brasil, somente em terra e sem levar em conta a exploração off-shore, é de 300 GW e menos de 10% é atualmente explorado. Já a Andrea Leadson afirmou que o Reino Unido tem interesse no Brasil nos pontos abordados pelo memorando de entendimento – fontes renováveis e o setor de petróleo e gás. A ministra-adjunta ressaltou o interesse da iniciativa privada britânica continuar investindo no Brasil. Ela informou que a partir de abril começa a funcionar um conjunto de financiamentos de mais cerca de um bilhão de libras criado para investir em parcerias no setor. “O Brasil é um país importante para o Reino Unido”, concluiu.
O evento reforça a importância do intercâmbio de informações sobre a segurança energética e o crescimento econômico além o estímulo ao uso de fontes renováveis e tecnologias de baixo carbono para combater as mudanças do clima. (Ambiente Energia)