Mato Grosso receberá quase R$ 700 milhões em investimentos em energia elétrica

Mato Grosso receberá quase R$ 700 milhões em investimentos em energia

Em: 29/03/2016 às 11:42h por

Com previsão de investimento de R$ 697,6 milhões, a concessionária de energia elétrica Energisa, somará um incremento de 41% em Mato Grosso com relação a 2015, quando a empresa investiu 494 milhões pelo estado. Os aportes terão como foco a expansão de linhas e de redes e a melhoria da qualidade do fornecimento de energia para atender ao crescimento das áreas agrícolas. Serão construídas três novas subestações e quase 14 mil quilômetros em linhas de alta, média e baixa tensão em 2016. Para atender à demanda do estado, a empresa planeja realizar mais de 106 mil novas ligações.
Além disso, áreas como o Norte Araguaia e as regiões de Rondonópolis e Sinop receberão aportes relevantes de recursos, dando mais segurança aos produtores rurais e aos grandes grupos empresariais que atuam na região. As novas subestações serão construídas em Cuiabá, Jangada e Tapurah.
O Norte Araguaia receberá investimentos que chegarão a quase R$ 124 milhões ao longo de 2016. Um dos principais é a duplicação de 154 quilômetros da linha de alta tensão (138 KV) que atende à região, no trecho que vai de Barra do Garças a Nova Xavantina. Outra obra de grande importância é a instalação de um compensador síncrono na subestação de Confresa.
O compensador é um equipamento de 200 toneladas que serve para regular dinamicamente os níveis de tensão da linha. Ele é necessário em função das características especiais da carga da região. As obras para instalação do compensador síncrono (já em processo de fabricação) têm um custo aproximado de R$ 50 milhões. (Olhar Direto)