Módulo de avaliação solar é instalado em Cabo Frio

Em: 12/04/2016 às 14:31h por

A Enel instalou em Cabo Frio (RJ) o seu quarto módulo de avaliação solar. Serão oito módulos instalados em diferentes pontos do país. Cada módulo contém sete tecnologias de captação solar diferentes, com a intenção de perceber a eficiência de cada equipamento em cada localidade, otimizando assim a geração fotovoltaica em todas as regiões do país.
Localizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), com capacidade de geração de 70 kWp e investimento aproximado de R$ 1 milhão, o módulo de avaliação solar de Cabo Frio também pretende incentivar a disseminação de conhecimento técnico, ambiental, regulatório, econômico e acadêmico da tecnologia de geração fotovoltaica.
Todos os módulos também contam com medição de radiação solar, temperatura, direção e velocidade do vento, além de quantificação da chuva, visando considerar os impactos que cada um de tais elementos surtem sobre o desempenho dos sete tipos de painéis solares.
Cabo Frio se junta a Igaporã (BA), Caucaia (CE) e Cachoeira Dourada (GO) como as cidades que já receberam o módulo de avaliação solar. Além delas, Aratiba (RS), Capivari de Baixo (SC), Porto Velho (RO) e Itiquira (MT) também receberão a tecnologia. Após coleta de dados, as informações serão analisadas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a expectativa é de que os resultados sejam divulgados ainda em dezembro deste ano. (Ambiente Energia)