Energias renováveis representam 26% da expansão de geração elétrica em 2016

Energias renováveis representam 26% da expansão de geração elétrica em

Em: 12/04/2016 às 14:32h por

img

A expansão da geração de energia elétrica no País, entre janeiro e abril deste ano, já soma 1.873 megawatts (MW) e representa 26% de toda a capacidade nova que deverá entrar em operação até o final de 2016. Essa quantidade é composta integralmente por energias renováveis. Os dados são do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), operado pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
De acordo com o comitê, está prevista a entrada de 7.223 MW de capacidade de geração nova neste ano. O CMSE avaliou que mesmo considerando o desligamento das térmicas mais caras - o que vem sendo feito pelo colegiado desde agosto do ano passado -, o risco de faltar energia no País neste ano é zero, em todas as regiões do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Essa análise já considera o novo cenário de despacho térmico no Brasil, deixando desligadas as usinas térmicas mais caras, com custo acima de R$ 211/MWh. “Com base nas análises efetuadas, observa-se que as condições de suprimento de energia do Sistema Interligado Nacional melhoraram em relação ao mês anterior”, informou o CMSE.
Contudo, o relatório do comitê afirma que mesmo com o sistema em equilíbrio estrutural, ações conjunturais específicas podem ser necessárias, cabendo ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) “continuar efetuando o acompanhamento das condições hidroenergéticas do SIN visando, em função da sua evolução, propor ao CMSE a definição da geração térmica necessária para a garantia do atendimento energético.” (Agência Gestão CT&I)