Brasil terá R$ 6,9 bilhões de investimento em linhas de transmissão

Em: 19/04/2016 às 13:49h por

img

O Leilão de Transmissão Nº 13/2015, realizado nesta semana pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), contratou investimentos de R$ 6,9 bilhões, 61% do valor total previsto, que era de R$ 11,3 bilhões licitados. Foram arrematados 3402 km de linhas de transmissão e subestações, que acrescentam 7265 mega-volt-amperes (MVA) em capacidade de subestações ao sistema.
“Foi um bom resultado, que demostra que o interesse dos investidores no setor elétrico também é verificado no segmento de linhas de transmissão”, avaliou o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, sobre a disputa.
Dos 24 lotes ofertados, 14 receberam propostas e o deságio médio foi de 3%, ou seja, um valor menor que o proposto pela Aneel. O maior deságio, de 15,07%, foi verificado no lote arrematado pela WPR Participações Ltda, que ofertou R$ 59,5 milhões, menor que o teto da Receita Anual Permitida (RAP) estabelecido pela agência, de R$ 70,1 milhões. O lote está localizado na Bahia e servirá para expandir o sistema de transmissão da região sul baiana para adequar o atendimento aos consumidores dessa localidade.
De acordo com dados da Aneel, a construção dessas linhas vai gerar quase 17 mil empregos diretos. O prazo das obras varia de 36 a 60 meses e as concessões de 30 anos valem a partir da assinatura dos contratos. As empresas vencedoras terão direito ao recebimento da Receita Anual Permitida para a prestação do serviço a partir da operação comercial dos empreendimentos. (Agência Gestão CT&I)