Transporte de combustível para recarga de Angra 1 já foi iniciado

Em: 27/04/2016 às 13:57h por

Na última terça-feira, 26 de abril, foi iniciado o transporte de 40 elementos combustíveis que compõem a 22ª recarga da usina nuclear Angra 1, prevista para começar no dia 18 de junho. Foram fabricadas 16,5 toneladas de pastilhas de dióxido de urânio (UO²) na Fábrica de Combustível Nuclear das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Resende (RJ).

O deslocamento para Angra dos Reis é realizado em cinco etapas, sendo transportados oito elementos combustíveis em cada uma. Em cada viagem, comboios de caminhões carregam elementos combustíveis, escoltados pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e pela Polícia Rodoviária Federal. A operação também é acompanhada por uma equipe da Eletronuclear que inclui profissionais das divisões de segurança empresarial e proteção radiológica (DIPR.O) e da área de infraestrutura de serviços.

Ao chegar ao destino, o carregamento é verificado por técnicos da INB e por uma equipe especializada de Angra 1. O material é armazenado, primeiramente, em um depósito seco, e depois, na piscina de combustíveis, onde fica até a hora do reabastecimento. Este procedimento leva cerca de doze horas. Renata Wolter dos Reis Nery, gerente de Combustível Nuclear da empresa, explicou que "é um longo processo, que exige empenho máximo de todos os atores envolvidos para garantir a qualidade e a segurança do combustível usado pela Eletronuclear". (Canal Energia)