Aumenta desperdício de energia na indústria brasileira

Em: 28/04/2016 às 13:58h por

A retração da atividade industrial no Brasil resultou no aumento do desperdício de energia elétrica, de acordo com levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco). Segundo o IBGE, a produção das indústrias brasileiras caiu 8,3% em 2015. Os dados da EPE, no entanto, demonstram que o consumo de energia teve uma redução de menor proporção, de 5,5%.

“Claro que temos outros energéticos na cadeia produtiva, mas já podemos ver uma boa sinalização de que a redução da produção e o consumo de energia elétrica não têm andado de mãos dadas”, explicou o presidente da Abesco, Alexandre Moana. Na visão da associação, isso acontece porque as plantas produtivas são dimensionadas para um volume de produção médio, mas mudanças radicais no cenário macroeconômico podem fazer com que a estrutura fique em descompasso com a demanda por produtos. “Luzes ficam acesas em áreas que não mais seriam necessárias, esteiras em linhas de produção que carregariam mil produtos por minuto passam a carregar 400 produtos, utilizando praticamente a mesma energia para o trabalho de menor porte”, segundo a Abesco. (Brasil Energia)