Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Entenda como a fiação elétrica pode influenciar no gasto de energia

Entenda como a fiação elétrica pode influenciar no gasto de energia

Em: 15/06/2016 às 14:36h por

Manter as instalações elétricas da sua casa bem conservadas é uma questão de segurança e de economia. A má instalação dos fios pode gerar prejuízos como desperdício de energia resultante do superaquecimento da fiação. Isso faz com que a energia seja utilizada para aquecer os próprios condutores (fios) ou conexões entre eles, em vez de ser transformada em eletricidade útil para iluminar ou ligar um eletrodoméstico, aumentando assim o consumo de energia elétrica.
Embora não tenha sido efetivamente utilizado pelo consumidor, esse gasto de energia acaba sendo computado pelo medidor, ou seja, é incluído na hora de calcular o valor da conta. Por isso, as instalações elétricas devem ser realizadas sempre por um profissional qualificado, que terá condições de fazê-las da maneira correta para evitar danos e acidentes.
Espessura dos fios

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) exige que a espessura mínima do fio de instalações elétricas internas seja de 1,5 mm2. Um eletricista qualificado pode verificar se a espessura está correta e trocar os fios, caso seja necessário.
Respeitar a espessura mínima exigida pela ABNT é importante para que a instalação possa suportar a corrente consumida pelas lâmpadas e aparelhos. Se a fiação apresentar espessura diferente da necessária, pode causar problemas como o superaquecimento dos fios, que desperdiça energia e cria condições para acidentes.
Tempo de uso

Ao longo do tempo, os componentes de uma instalação elétrica vão sofrendo desgaste natural, o que limita a utilidade dos fios. Da mesma forma, a mudança de hábitos de consumo ou necessidade dos moradores deve ser observada.
A tendência na maior parte das residências é de que, com o passar dos anos, os moradores adquiram mais eletrodomésticos, eletrônicos e outros aparelhos que demandam consumo de energia, e nestas condições, com a entrada de um número elevado de novos equipamentos ou reforma do imóvel, as instalações deverão ser revisadas.
Segurança

A revisão das instalações elétricas deve ser feita por profissionais qualificados. Nunca mexa nas instalações por conta própria. Os riscos de levar um choque são altos. Também preste atenção em fios descascados, tomadas penduradas, e fiação exposta. Se identificar qualquer um desses problemas, contate um eletricista habilitado a resolvê-los.
Veja outros cuidados para garantir sua segurança:
- Nunca mexa nos equipamentos elétricos com as mãos molhadas ou se o chão onde você está pisando estiver úmido.
- Não coloque objetos de metal dentro dos aparelhos elétricos ligados.
- Para limpar ou consertar eletrodomésticos, desligue-os da tomada.
- Nunca toque na parte metálica da lâmpada quando for trocá-las.

Fonte: G1