Wood One, a primeira fábrica movida apenas a energia solar

Em: 15/06/2016 às 14:37h por

Ela já esteve à beira da falência. Sua conta de energia era de 7.000 euros. Uma decisão a salvou e, hoje, ela se gaba de aumentar salários sem que os funcionários o peçam. A Wood One, empresa de mobiliário hospitalar e de escritório funciona em Portugal e comprou 1485 painéis solares capazes de produzir, cada um, 400 quilowatts por hora. Também utilizam as aparas de madeira que são queimadas no inverno para repor a diminuição de energia solar.

O investimento total, para os painéis, novas máquinas e instalações, foi de dois milhões de euros. A única coisa que aborrece seus proprietários é o contrato com a empresa distribuidora de energia. Ele não permite doar a energia que sobra durante o fim de semana, quando a fábrica fecha. Estão discutindo com a prefeitura local para que ela convença a empresa distribuidora de energia.

O plano é montar uma estação que carregue os carros elétricos da prefeitura graciosamente. Um bom planejamento para a eficiência energética é vital para esse tipo de indústria consumidora de muitos quilowatts. Estão orgulhosos de terem a primeira fábrica do mundo movida totalmente a energia solar.

Fonte: Campo Grande News