1ª usina de energia solar do RS será construída pelo COMAR

Em: 16/06/2016 às 14:17h por

O Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) do Rio Grande do Sul anunciou a construção da 1ª Usina de Energia Solar do Estado. O projeto visa reduzir custos de maneira sustentável, além de ser pioneiro na administração pública por não envolver aumento de gastos, uma vez que utiliza o princípio de permuta de área por serviços.

A usina será construída em uma área de 20 hectares, cedida pelo próprio COMAR, no município de Canoas. A usina terá capacidade inicial de geração de até 17 Megawatts, possibilitando à empresa vencedora do processo licitatório comercializar energia equivalente ao consumo aproximado de 9 mil residências. A contrapartida será a geração de energia para as unidades militares sediadas no Quartel General do V COMAR e Base Aérea de Canoas.

O Comando da Aeronáutica pretende construir usinas de energia solar em todas as Organizações Militares do âmbito do COMAER nos próximos anos. O processo de construção da Usina ficará a cargo da empresa vencedora da licitação que, durante um período de 25 anos, terá cessão de uso da área. A empresa que vencer o processo licitatário, venderá energia de forma direta ou leilão. A forma de distribuição será definida pela própria concessionária.

Fonte: Ambiente Energia