Ações de governo Temer devem favorecer venda da Celg

Em: 16/06/2016 às 14:19h por

As primeiras ações do governo do presidente interino Michel Temer na área de energia devem favorecer e estimular investidores a participarem do leilão de privatização da Celg Distribuidora (Celg D), na avaliação de Elie Chidiac, diretor de gestão corporativa da Celgpar, braço do governo goiano que possui 49% da companhia, junto com a Eletrobras (51%). O executivo, no entanto, descartou a possibilidade de revisão do valor previsto pela empresa, de R$ 2,8 bilhões.

"Estamos vendo as iniciativas do governo federal, do ministro de Minas e Energia [Fernando Bezerra Coelho Filho]. Agora as distribuidoras conseguirão financiamento com debêntures incentivadas. Isso é uma indicação de que o governo está visando a capitalização das empresas. Isso será grande incentivo para empresas investidoras e incentiva movimentos de fusão e aquisição de ativos", disse o diretor ao Valor.

Chidiac disse estar aguardando a definição pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para o lançamento do edital de privatização da Celg D.

O Valor apurou que pelo menos seis empresas acessaram o "data room" (sala virtual de informações) com informações da Celg D. Duas companhias já manifestaram publicamente o interesse no negócio: a chinesa State Grid e a italiana Enel.

Com relação às críticas de alguns investidores que consideraram o preço pela distribuidora, de R$ 2,8 bilhões, elevado e pouco atrativo, Chidiac disse que não está prevista a revisão desse valor. "A avaliação foi feita pelas melhores empresas do Brasil. Acreditamos na avaliação", afirmou o executivo, acrescentando que o preço do leilão será ajustado pela própria competição.

Chidiac afirmou ainda que os indicadores técnicos da empresa estão melhorando. Segundo ele, os índices de duração e frequência de interrupções no acumulado do ano até maio foram 35% e 27%, respectivamente melhores, em relação a 2015. "A empresa tem estrutura técnica muito boa", disse.

Fonte: Valor Econômico