Congresso quer formar frente parlamentar para PCHs

Em: 18/06/2013 às 08:29h por Canal Energia

Deputado federal Pedro Uczai iniciou nesta segunda-feira, 17, o trabalho de coleta de assinaturas no Congresso

O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) iniciou nesta segunda-feira, 17 de junho, o trabalho de coleta de assinaturas no Congresso para a formação da frente parlamentar mista das pequenas centrais hidrelétricas. Segundo o deputado, as principais atividades da frente serão as de acompanhar a tramitação e propor matérias, promover políticas e ações que se relacionem com as PCHs como parte do projeto estratégico de desenvolvimento sustentável do país.

"Através da frente promoveremos seminários sobre o tema, intercâmbio entre os parlamentares para integrar propostas de políticas públicas para PCHs. Vamos também colaborar com órgãos e entidades relacionados às PCHs no sentido de promover a cooperação com o Congresso e estimular a participação da sociedade nas discussões sobre o papel estratégico das PCHs", esclareceu Uczai. Ele disse ainda que o baixo impacto ambiental dessas usinas e reduzido custo de geração com relação às térmicas seriam muito úteis ao sistema elétrico nessa hora de escassez de grandes reservatórios.

Segundo o deputado, foram gastos R$ 2,4 bilhões por mês com térmicas. "Isso significa R$ 80 milhões para cada dia que essas térmicas funcionaram ou R$ 3,3 milhões por hora ou ainda R$ 55 mil por minuto. Assim, nossa indústria e nossa agricultura não conseguirão competir com as estrangeiras", destacou. Ele disse ainda que as eólicas são muito importantes, mas sua produção cai 80% nos períodos chuvosos, quando é a vez das PCHs estarem no seu máximo. "Se, nos períodos chuvosos, em vez de só as grandes usinas usarem a sua água armazenada nós tivermos muitas dessas PCHs, vamos poder economizar a água dos reservatórios das usinas maiores, que vão poder encher-se completamente, o que não está acontecendo mais, em virtude do grande aumento da demanda", apontou.

Segundo o engenheiro Ivo Pugnaloni, presidente do grupo Enercons e da AbraPCH, em cada estado do Brasil estão parados mais de 50 projetos de PCHs na Agência Nacional de Energia Elétrica e no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O total, ainda de acordo com ele, já supera a marca de 1000 pequenas usinas com potência total de 9 mil MW.