Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Para onde vai a água do chuveiro antes de esquentar?

Para onde vai a água do chuveiro antes de esquentar?

Em: 23/06/2016 às 13:46h por

Com a chegada do frio, ninguém tem coragem de entrar no banho antes de a água do chuveiro esquentar. Isso pode levar de 5 segundos a 2 minutos, em média. Nesse tempo, a água que cai acaba indo para o ralo, sem nenhum aproveitamento. Se cada pessoa fizer isso por um minuto, uma vez por dia, são 54 bilhões de litros de água desperdiçados por mês, no Brasil. O número equivale a um dia inteiro de vasão na Itaipu Binacional em sua capacidade máxima ou 21,6 mil piscinas olímpicas cheias. Pensando nisso, os alunos Mateus Pizzatto Fagundes e Paulo Guilherme Araujo dos Santos Giffhorn, da 1° série do Ensino Médico do Colégio Positivo – ngelo Sampaio, de Curitiba, desenvolveram um sistema de aquecimento inteligente capaz de evitar que aquela água inicial do chuveiro de aquecimento a gás, bastante fria, não tivesse a única função de ir para o ralo.

O projeto foi desenvolvido para chuveiros que funcionam com aquecedores a gás, que precisam de água corrente para serem acionados. Por meio de um sensor criado pelos estudantes para medir a temperatura, a água é retida na tubulação e desviada para um receptor semelhante a uma caixa de água, podendo assim ser reutilizada depois. “A ideia é inovadora. O usuário programa a temperatura da água, por exemplo, a 30 graus. Enquanto a água não atingir essa temperatura, ela é desviada para o reservatório”, afirma o estudante Paulo. O projeto recebeu a orientação do professor Fernando Dimas Souza.

“Decidimos escolher o tema já que está sempre em foco no nosso dia a dia. Às vezes, as pessoas fazem ideia do quanto 1 minuto com o chuveiro ligado pode significar”, afirma o estudante Mateus. Para chegar ao protótipo, os autores também foram a campo para entender a realidade que pretendem mudar. Eles realizaram uma pesquisa com moradores do bairro Bigorrilho, em Curitiba, para saber como são os hábitos de banho e o tempo médio gasto para aquecer o chuveiro a gás. Eles visitaram também empresas fabricantes de aquecedores e falaram com especialistas da área de Física para compreender o tamanho do desperdício que agora tem condições de evitar.

Fonte: Segs