BNDES libera R$ 440 milhões para energia na Região Sudeste

Em: 29/06/2016 às 14:32h por

A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um empréstimo de R$ 440 milhões para a instalação de duas linhas de transmissão e uma subestação de energia elétrica entre os Estados de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. A operação será feita pela empresa Guaraciaba Transmissora de Energia, que venceu o leilão da Aneel para a construção dos equipamentos.

As duas linhas de transmissão irão se conectar com a linha de transmissão de Matrinchã, já concluída. A primeira linha irá de Ribeirãozinho a Rio Verde, enquanto a segunda ligará Rio Verde a Marimbondo II, onde será implantada a subestação. Elas terão tensão de 500 kV e uma extensão total de 600 quilômetros.

As LTs Guaraciaba e Matrinchã fomarão um sistema de transmissão com mais de 1.600 quilômetros de extensão. O projeto pretende aumentar a exportação de energia do Mato Grosso para a Região Sudeste, no âmbito do Sistema Interligado Nacional (SIN). Dessa forma, será possível escoar a energia gerada pelas usinas da bacia do rio Teles Pires.

Fonte: Portal Brasil