Presidente da Eletrobras vai dirigir conselhos de subsidiárias do grupo

Presidente da Eletrobras vai dirigir conselhos de subsidiárias do grup

Em: 13/07/2016 às 14:55h por

Os conselhos de administração das principais empresas do grupo Eletrobras passarão a ser comandados pelo futuro presidente da estatal, Wilson Ferreira Júnior.

A ideia é garantir uma linha comum de atuação para essas companhias –como Furnas, Chesf, Eletronorte, Eletronuclear–, o que que refletirá, segundo avaliação do Planalto, numa melhor organização e gestão do grupo.

Durante o governo Dilma, o presidente da Eletrobras não comandava os conselhos de suas subsidiárias, o que, na visão da administração Temer, era uma falha.

A medida faz parte do processo de reestruturação da estatal, que registra prejuízos bilionários desde 2012.

Wilson Ferreira Júnior, que comandava a empresa de energia CPFL, deve ser confirmado presidente da Eletrobras no dia 22 de julho.

A composição do conselho de administração da estatal também sofrerá mudanças. Além de Ferreira, terão assento no colegiado Ana Paula Vescovi (secretária do Tesouro), Marcelo Guaranys (Casa Civil), a economista Elena Landau e o professor Vicente Falconi, dono de uma consultoria especializada em gestão.

O Ministério de Minas e Energia ainda pode indicar mais um nome para o conselho. Em relação às diretorias das empresas do grupo, o governo vai nomear técnicos ou executivos do setor, seguindo a determinação da nova Lei das Estatais.

Itaipu, por exemplo, deve ser presidida pelo empresário paranaense Rodrigo Rocha Loures, pai de um assessor de mesmo nome do presidente interino. Foi descartada, neste caso, a indicação de um político.

Eventuais diretores que sejam mantidos não precisam obedecer à nova regra, porque a lei não retroage.

Além de mudanças na estrutura de comando, o governo avalia a venda de ativos do grupo Eletrobras, o que pode render R$ 20 bilhões.

Fonte: Folha de S. Paulo