Ana Vescovi pode integrar conselho da Eletrobras

Em: 18/07/2016 às 13:54h por

O governo estuda indicar o nome da secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, para uma das vagas para o conselho de administração da Eletrobras, cuja eleição vai ocorrer em assembleia de acionistas, na próxima sexta-feira, segundo uma fonte com conhecimento do assunto. O Valor apurou que o governo também deve indicar o ex-presidente da estatal José Luiz Alquéres para a presidência do colegiado. A ideia anterior era indicar o consultor Vicente Falconi para o cargo. Ele, porém, deve ser indicado apenas para uma das vagas do conselho.

Com isso, as indicações do governo na assembleia deverão ser, além de Alquéres, Falconi e Ana Paula, o ex-presidente da CPFL Energia Wilson Ferreira Jr. (que assumirá presidência da estatal), Elena Landau e Walter Malieni.

O Banco Clássico e a Geração Futuro estão indicando Marcelo Gasparino. E a 3G Radar está indicando Mozart Siqueira. Continuarão no conselho José País Rangel e Jailson Alves, representante dos funcionários.

Em reunião realizada sexta-feira, o conselho de administração da Eletrobras destituiu Valter Cardeal da diretoria da estatal. Homem de confiança da presidente afastada Dilma Rousseff, Cardeal estava licenciado da diretoria de Geração há cerca de um ano, após a deflagração da 16ª fase da Lava Jato, que prendeu o então presidente licenciado da Eletronuclear, Othon Pinheiro, por envolvimento em esquema de corrupção em contratos da usina nuclear de Angra 3.

A destituição se deu por meio da criação da diretoria de Conformidade e Gestão de Risco, que será ocupada por Lucia Casasanta. Para manter o mesmo número de diretorias, foi extinta a diretoria de Distribuição. O então diretor da área, Marcos Aurelio Madureira, foi nomeado para a diretoria de Geração, no lugar de Cardeal.

Ainda sobre a assembleia, um grupo de acionistas minoritários deve propor a renovação da concessão de apenas quatro das seis distribuidoras integrais do grupo. Segundo uma fonte com conhecimento do assunto, a medida viabilizaria o aporte da União necessário a essas empresas e, ao mesmo tempo, livraria a companhia das distribuidoras mais deficitárias.

A ideia é propor a renovação da concessão de Ceal (Al), Cepisa (PI), Ceron (RO) e Eletroacre (AC), que necessitariam de aporte pela União de R$ 700 milhões. E será recomendada a devolução de Amazonas Energia (AM) e Boa Vista Energia (RR), por "declaração de precariedade".

Fonte: Valor Econômico