Copel investirá R$ 30 milhões em obra de ampliação de subestação no Paraná

Copel investirá R$ 30 milhões em obra de ampliação de subestação no Pa

Em: 19/07/2016 às 14:13h por

Com o objetivo de controlar a tensão na rede de transmissão de energia, a Copel vai investir R$ 30 milhões em obras de ampliação na subestação Bateias, localizada em Campo Largo, no Paraná, beneficiando toda a Região Metropolitana de Curitiba.

A instalação de um novo banco de reatores possibilitará reduzir a tensão a níveis adequados durante períodos de baixa carga, quando se reduz o consumo de energia. "Esta alternativa torna desnecessário o recurso de desligar linhas de 525 mil volts e o ajuste de transformadores para controlar a tensão do sistema, ampliando a confiabilidade do sistema interligado", explica o superintendente de Engenharia e Obras de Geração e Transmissão, Nilberto Lange Jr.

A obra de ampliação da subestação contará com a instalação de um banco de reatores, com três unidades monofásicas e uma reserva de 525 mil volts, um módulo de conexão com disjuntor, além de melhorias no setor de 230 mil volts com a instalação de proteção de barra adaptativa e adequações para operação com arranjo em barra dupla. Segundo o presidente da Copel, Luiz Fernando Leone Vianna, "são obras fundamentais para garantir a confiabilidade do sistema elétrico e o pleno funcionamento de nossas instalações."

Fonte: Canal Energia