Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Para especialistas usinas termelétricas deverão voltar a matriz energética nacional

Para especialistas usinas termelétricas deverão voltar a matriz energé

Em: 12/08/2016 às 13:38h por

Com a recusa do Ibama em conceder a licença ambiental para a construção da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, no Pará, especialistas acreditam que a matriz energética brasileira deverá ter de volta as usinas termelétricas, que deverão substituir em parte os 8 mil megawatts (MW) previstos para a usina que ficaria na Região Amazônica.

Desde 2012, quando a falta de chuvas começou a reduzir drasticamente o nível dos reservatórios, a matriz nacional vem observando que a termelétricas estão ganhando espaço. Em 2013, o governo baixou artificialmente os preços da conta de luz, gerando um aumento da demanda. E isso o forçou a ligar todas as termelétricas do país, inclusive as mais poluentes, movidas a óleo diesel.

Especialistas ainda afirmam que a matriz elétrica deve ganhar novas termelétricas, sobretudo a gás, como forma de se preparar para um cenário de escassez de água. Pois, esmo com os leilões de fontes renováveis nos últimos anos, como eólica e solar, as termelétricas tendem a garantir a segurança energética.

Fonte: Ambiente Energia