Campanha “Quero Energia Livre” promove portabilidade da conta de luz

Em: 06/09/2016 às 14:22h por

Apoiada pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), foi lançada nas mídias sociais a campanha “Quero energia livre”, que promove a iniciativa da portabilidade da conta de luz.
Hoje, existem mais de 1,3 mil empresas (geradoras e comercializadoras) aptas a fazer a venda de energia. Atualmente, os grandes consumidores industriais e comerciais já podem escolher de quem vão comprar a energia que consumirão no chamado mercado livre de energia. A intenção é que essa possibilidade também seja permitida aos clientes de baixa tensão.

No site da campanha (www.queroenergialivre.com.br) os consumidores podem simular a economia nas contas de luz residenciais considerando os preços médios verificados no mercado livre e os dados das concessionárias de distribuição de todo o País, incluindo as tarifas de energia e de distribuição homologadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para fazer a simulação, basta o usuário inserir o valor pago pela energia consumida e sua distribuidora.

A campanha também permite que o usuário, através do site, possa defender a tese da portabilidade da conta de luz por meio de abaixo-assinado, além de obter mais informações sobre o assunto.

Fonte: Ambiente Energia