UHEs são importantes para garantir a expansão das fontes renováveis, diz EPE

UHEs são importantes para garantir a expansão das fontes renováveis, d

Em: 18/10/2016 às 14:36h por

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Barroso, defendeu nesta segunda-feira, 17 de outubro, a importância da manutenção da matriz hidrelétrica brasileira para garantir a expansão das fontes alternativas. A fala do executivo aconteceu em resposta a questionamentos sobre como o Brasil pretende atingir os compromissos firmados no Acordo de Paris, que passará a vigorar a partir de 4 de novembro.

Durante a COP 21, o Brasil assumiu voluntariamente o compromisso de buscar o percentual de 66% de fonte hídrica na geração de eletricidade e 23% das fontes alternativas (eólica, solar e biomassa). O país também se comprometeu a aumentar, até 2030, em cerca de 10% os projetos de eficiência energética e ampliar em 16% o uso de etanol e das demais biomassas derivadas da cana-de-açúcar no total da matriz.

"Nós teremos que ser 23% renováveis na produção. Ela não é uma meta em valor absoluto, também condicionado a 66% de participação da hidrelétrica. Isso reforça a importância da hidroeletricidade para garantir a penetração e participação das fontes renováveis", declarou o executivo durante conferência internacional sobre açúcar e álcool em São Paulo.

Fonte: Canal Energia