Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Interesse pelo leilão de transmissão gera otimismo na Aneel

Interesse pelo leilão de transmissão gera otimismo na Aneel

Em: 24/10/2016 às 14:15h por

O leilão de transmissão que acontecerá na próxima sexta-feira, primeira grande disputa do governo de Michel Temer, é objetivo de otimismo no Ministério de Minas e Energia e nos órgãos de planejamento e regulamentação do setor elétrico.

A disputa já tem interessados por todos os 24 lotes ofertados, de acordo com Romeu Rufino, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

"Pelo número de interessados que têm manifestado disposição em participar, nossa expectativa é positiva", disse Rufino, em conversa com a imprensa durante evento sobre o setor de infraestrutura realizado em São Paulo na sexta-feira. De acordo com o diretor da Aneel, há a sinalização de inscritos em todos os lotes, inclusive com a possibilidade de disputas de vários investidores para alguns deles, o que garantiria um deságio maior em relação ao preço máximo determinado.

O leilão estava marcado originalmente para 2 de setembro mas foi adiado, para que as condições financeiras fossem melhoradas, em uma tentativa do governo de garantir a atratividade dos empreendimentos. Ao todo, a disputa reúne 6,8 mil quilômetros de linhas de transmissão. O valor total do investimento é de R$ 12,6 bilhões. A receita anual dos projetos, de R$ 2,6 bilhões, foi elevada pela Aneel em setembro, também na tentativa de atrair novos empreendedores.

Se o cenário de 100% de sucesso do leilão se concretizar, será a primeira vez desde 2012. Desde então, o governo tem enfrentado dificuldades em atrair investidores para as disputas, devido às taxas de retorno que vinham sendo pagas, consideradas baixas quando comparadas com os riscos do negócio, que incluem dificuldades na obtenção de licenciamento ambiental e na desapropriação de terrenos, por exemplo.

Fonte: Valor Econômico