Produção de energia através de fontes renováveis deverá cair nos próximos cinco anos, diz AIE

Produção de energia através de fontes renováveis deverá cair nos próxi

Em: 31/10/2016 às 13:05h por

As fontes renováveis despertam interesse em todo o mundo. Especialmente nos anos de 2015 e 2016, os número positivos do mercado de energia sustentável mostram que a tendência das renováveis está apenas começando a crescer.

Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), cerca de 500 mil painéis solares foram instalados diariamente no ano passado e duas turbinas eólicas foram erguidas a cada hora em países como a China.

Embora o carvão e outros combustíveis fósseis continuem sendo a maior fonte de geração de eletricidade, muitas usinas convencionais de geração e grupos de energia têm sido surpreendidas pela velocidade de crescimento dos renováveis e a rápida queda nos custos para essas tecnologias.

A AIE estima que o custo médio de geração para fazendas eólicas em terra firme tenha caído 30% entre 2010 e 2015, enquanto para as grandes fazendas solares essa queda foi ainda mais acentuada, de 66%. A previsão é de que os custos caiam ainda mais nos próximos cinco anos, em média 15% para a geração de energia eólica e 25% para a energia solar.

Fonte: Ambiente Energia