Consumo de energia do país recua 3,5% em outubro

Em: 31/10/2016 às 13:07h por

O consumo nacional de energia somou 59.119 MW médios entre os dias 1º e 25 de outubro, indicando um recuo de 3,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados coletados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Houve queda de 7,6% no consumo do mercado cativo, impactado pela migração de clientes cativos para o mercado livre. Sem o impacto causado por esse movimento, ainda haveria queda de 5,1%. Já no Ambiente de Contratação Livre houve aumento de 9,9% no consumo sobre influência direta das novas cargas vindas do mercado cativo, uma vez que sem a presença desses novos consumidores na análise, há uma redução de 5,7% no período.

Entre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, consumidores livres e especiais, os setores com maior evolução no consumo foram os de comércio (+73,1%), serviços (+45,7%) e telecomunicações (+42%), índices também influenciados pela migração dos consumidores para o mercado livre. Os setores de extração de minerais metálicos (-19,8%), transporte (-3,1%) e químicos (-1,4%) apresentaram redução já com as cargas novas incluídas na análise. Apenas os segmentos de madeira, papel e celulose (+4,5%), metalurgia e produtos de metal (+4%) e saneamento (+7%) tiveram crescimento mesmo com a retirada do efeito de migração para o ambiente livre.

Fonte: Canal Energia