Rodovias, portos e geração de energia serão foco de aportes

Em: 17/11/2016 às 13:49h por

O setor de infraestrutura será o principal destino dos investimentos privados em 2017 no Brasil, assim que reduzidas as incertezas políticas e econômicas nos ambientes doméstico e internacional. Uma pesquisa da consultoria empresarial Deloitte com 746 companhias indica que os aportes no segmento devem ter crescimento de 10% no próximo ano, em relação a 2016.

A maior parte dos desembolsos das empresas serão direcionadas para obras de rodovias (38%), seguidas dos projetos de geração de energia elétrica (35%), de portos (30%) e de urbanização (29%). Segundo a Deloitte, essas iniciativas devem provocar uma expansão de 10% na atividade da infraestrutura como um todo. O sócio da área de desenvolvimento de marketing da consultoria Othon Almeida comenta que o aquecimento do setor virá na esteira dos projetos de concessões e privatizações dos governos estaduais, bem como do Programa de Parcerias para Investimentos (PPI), de âmbito federal. "Algumas rodovias já estão em processo de privatização no estado de São Paulo", diz ele.

O Programa de Concessões de Rodovias do Estado de São Paulo (SP), por exemplo, já está em andamento e compreende trechos das rodovias SP-266, SP-294, SP-322, SP-328, SP-330, SP-333, SP-349 e SP-351. No dia 4 de novembro, o governador de SP, Geraldo Alckmin, anunciou o lançamento do edital para conceder a SP-333, que corta o estado de norte a sul. O leilão acontecerá em fevereiro. Já o PPI, anunciado pelo presidente Michel de Temer no dia 13 de setembro, planeja conceder cinco trechos rodoviários: as BRs 364 e 365, entre os estados de Goiás e Minas Gerais e as BRs 01, 116, 290 e 386, no Rio Grande do Sul. Os leilões irão ocorrer no segundo semestre de 2017.

Fonte: DCI