Elétricas avaliam acordo para GSF

Em: 06/12/2016 às 14:14h por

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentaram na última semana uma proposta de acordo para as empresas de energia responsáveis pelos quatro maiores débitos relativos ao déficit de geração hídrica (medido pelo fator GSF, na sigla em inglês), referente ao mercado livre. Segundo uma fonte com conhecimento do assunto, a dívida dessas empresas, referente aos anos 2015 e 2016, equivale a mais de 50% do total devido de GSF por agentes no mercado livre, em torno de R$ 1,4 bilhão.

Na prática, conforme o Valor apurou, o acordo prevê que os quatro maiores devedores abram mão das ações judiciais em andamento e que atualmente os protegem da cobrança. Além disso, as companhias aceitariam pagar o GSF de 2015 e 2016 (o valor referente a este último ano ainda está sendo levantado) em seis parcelas, nos moldes do que foi acertado para acordo semelhante no mercado regulado, fechado este ano.