Aneel avalia se tributos devem ser apresentados nas contas de luz

Em: 07/12/2016 às 14:11h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizará a partir do dia 8, próxima quinta-feira, audiência pública para discutir a possibilidade de obrigar as distribuidoras a apresentarem os valores de tributos estaduais e federais cobrados na conta de luz. A análise vai até 6 de fevereiro de 2017.

O tema começou a ser discutido no início de 2014 a partir de ofício enviado à Aneel pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). No documento, a entidade questionou a agência reguladora a respeito da incidência de ICMS não apenas sobre o consumo de energia em si, mas também sobre o pagamento de subsídios usados para custear diferentes programas que são repassados para o consumidor de energia elétrica.