Carvão perderá espaço na matriz elétrica mas continuará sendo relevante, aponta AIE

Carvão perderá espaço na matriz elétrica mas continuará sendo relevan

Em: 12/12/2016 às 14:17h por

O crescimento da demanda mundial de carvão vai cair nos próximos cinco anos à medida que o apetite pelo combustível diminui em decorrência do cresimento de outras fontes. De acordo com a perspectiva da Agência Internacional de Energia, divulgada nesta segunda-feira, 12 de dezembro, a participação do carvão no mix de geração de energia cairá para 36% até 2021, ante os 41% de 2014.O mais recente relatório da AIE sobre o mercado no carvão de médio prazo, aponta que essa queda tem como principais fatores a menor demanda da China e dos Estados Unidos, rápido crescimento das energias renováveis ​​e forte foco na eficiência energética.

Contudo, a avaliação da agência é de que o mundo ainda é altamente dependente do carvão. Enquanto a demanda pelo combustível caiu em 2015 pela primeira vez neste século, a AIE prevê que a demanda não chegará aos níveis de 2014 novamente até 2021. No entanto, tal caminho dependeria muito da trajetória da demanda chinesa, que responde por 50% do consumo global de carvão e quase metade da produção desse mineral.

Fonte: Canal Energia