Capacidade instalada de geração elétrica já soma mais de 9 mil MW em 2016

Capacidade instalada de geração elétrica já soma mais de 9 mil MW em 2

Em: 12/12/2016 às 14:19h por

img

A capacidade instalada de geração elétrica já soma 9.130 MW em 2016, até o último dia de novembro, segundo dados apresentados pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Faltando um mês para o fim do ano, o total de energia elétrica nova adicionada ao sistema em 2016 supera a meta para todo o ano (de 7.223 MW) em 26% e bate o recorde anterior de expansão da geração anual, registrado em 2014, de 7.509 MW.

No acumulado do ano, entraram em operação 4.334 km de linhas de transmissão de Rede Básica e conexões de usinas e 9.697 MVA, de transformação na Rede Básica. Em novembro, entraram em operação comercial 1.385 MW de capacidade instalada de geração, 196 km de linhas de transmissão e 300 MVA de transformação na Rede Básica.

Segundo análise do CMSE, o risco de qualquer déficit de energia em 2016 é igual a 0,0%, para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste. Para 2017, o risco é de 0,9% no Sudeste/ Centro-Oeste e de 0,1% no Nordeste.

Fonte: Ambiente Energia