Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Especialistas alertam integração das fontes de energia com realidade do mercado nacional

Especialistas alertam integração das fontes de energia com realidade d

Em: 14/12/2016 às 13:28h por

O Brasil está passando do modelo de geração de energia hidrotérmica para o de multi fontes, que inclui a energia eólica e a de biomassa, mas o planejamento não se adequou na velocidade ideal, o que prejudica a integração. O alerta foi apresentado pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Eduardo Rodrigues, em audiência pública da Comissão de Infraestrutura (CI).

Para ofertar energia com qualidade e regularidade aos consumidores, é preciso segurança e confiabilidade no abastecimento e preços que todos consigam pagar dentro de uma lógica de universalização, explicou. No entanto, o setor enfrenta dificuldades para conjugar as fontes de energia idealmente e garantir suprimento energético de forma contínua, especialmente por falta de infraestrutura adequada, como reservatórios e linhas de transmissão, salientou o secretário.

— A dificuldade principal tem sido a necessidade de grandes investimentos, principalmente na transmissão. Nós andamos revendo os modelos de contratação e foi por limitação da transmissão que não pudemos fazer a participação de todos os agentes que têm condição de gerar energia para o próximo leilão — afirmou Rodrigues.

Fonte: Ambiente Energia