Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Brasil estuda nova usina com Bolívia

Brasil estuda nova usina com Bolívia

Em: 16/12/2016 às 14:17h por

O consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pela hidrelétrica de Jirau, e a Eletrobras assinarão hoje memorando de entendimentos para a formalização de um futuro acordo de cooperação para o desenvolvimento de estudos do projeto hidrelétrico binacional de Guajará-Mirim, de 3 mil megawatts (MW) de capacidade, na fronteira do Brasil com a Bolívia. O projeto tem investimento estimado em R$ 15 bilhões.

O objetivo do acordo, segundo Victor Paranhos, presidente do ESBR, é auxiliar a Eletrobras, que dará suporte do ponto de vista de engenharia e ambiental à Ende, estatal boliviana do setor elétrico, a fim de acelerar os estudos do projeto básico da usina. "Com a experiência que temos em Jirau, conseguimos entregar os estudos de engenharia em 18 meses, para o projeto ser leiloado", afirmou o executivo.

Além da geração de energia adicional para os dois países, a instalação da hidrelétrica permitirá a criação de uma malha hidroviária de 4.200 km navegáveis e a estabilização da cota do reservatório da usina de Jirau, agregando 280 megawatts (MW) médios de energia à hidrelétrica brasileira, sem custo e impactos ambientais adicionais.

Fonte: Valor Econômico