Aneel corrige valor das bandeiras, mas mantem faixas de acionamento

Em: 19/12/2016 às 13:51h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica vai abrir audiência pública com a proposta que aperfeiçoa o sistema de bandeiras tarifárias e define as faixas de acionamento e os adicionais de bandeira para 2017. O valor da bandeira amarela deve sair de R$ 1,50 para R$ 2,00 a cada 100 kWh consumidos; enquanto a vermelha deve ser mantida em R$ 3,00 na primeira faixa e passar de R$ 4,50 para R$ 3,50 a cada 100 kWh na segunda faixa.

A Aneel decidiu manter estáveis as faixas de acionamento do mecanismo, que é disparado quando o custo de geração mensal da energia indica condições mais ou menos desfavoráveis. Quando o Custo Variável Unitário da térmica mais cara em operação ficar abaixo de R$ 211,28/MWh é acionada a bandeira verde, sem custo adicional para o consumidor. Para um CVU entre R$ 211,28/MWh e R$ 422,56/MWh, é acionada a bandeira amarela. Quando o custo ficar entre R$ 422,56/MWh e R$ 610,00/MWh, é disparado o primeiro nível da bandeira vermelha e, acima de R$ 610,00/MWh, é cobrado o adicional do tarifário do segundo nível. As contribuições à audiência serão recebidas pela agência reguladora de 19 de dezembro de 2016 a 20 de janeiro de 2017.

Fonte: Canal Energia